Grupo de Peritos para o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica (GREVIO)
O Grupo de Peritos para o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, denominado abreviadamente GREVIO, tem a seu cargo a monitorização da implementação da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, adotada em Istambul, a 11 de maio de 2011, conhecida como Convenção de Istambul.
A Convenção de Istambul é um compreensivo instrumento de direito internacional que visa prevenir, combater e proteger as mulheres contra todas as formas de violência, assim como contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e promover a igualdade real entre mulheres e homens. A Convenção assenta no reconhecimento da dimensão de género inerente às várias formas de violência contra as mulheres.
O GREVIO é composto por um mínimo de 10 e um máximo de 15 membros, tendo em conta uma representação equilibrada de género e um distribuição geográfica equitativa, bem como uma especialização multidisciplinar. Os membros do GREVIO são eleitos pelo Comité das Partes de entre os candidatos designados pelos Estados-parte, por um mandato de quatro anos, renovável uma vez.
Para saber mais sobre a Convenção e sobre a atividade deste Comité, consulte o site da Convenção de Istambul.