Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

Dia Mundial e Europeu contra a Pena de Morte

Assinala-se, hoje, dia 10 de outubro, o Dia Mundial e Europeu contra a Pena de Morte.
10 out 2023, 11:17
Imagem da campanha de 2023 contra a pena de morte da World Coalition Against Death Penalty
Imagem da campanha de 2023 contra a pena de morte da World Coalition Against Death Penalty

Este dia foi instituído, em 2003, pela World Coalition Against Death Penalty, uma aliança de mais de 160 ONG, associações de advogados, autoridades locais e sindicatos, tendo como objetivo de reforçar a dimensão internacional da luta contra a pena de morte.

Mais tarde, em 2007, no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o Conselho da Europa e a União Europeia reconheceram igualmente este dia como o Dia Europeu contra a Pena de Morte, com o objetivo de sensibilizar os estados para a abolição desta prática e reafirmar a firme oposição à pena capital em todos os momentos e em todas as circunstâncias.

O Protocolo n.º 13 à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, relativo à abolição da pena de morte em quaisquer circunstâncias, entrou em vigor em 1 de julho de 2003 e foi ratificado por 44 dos 46 Estados-Membros do Conselho da Europa. O Protocolo nº 13 complementa o Protocolo n.º 6 à CEDH sobre a abolição da pena de morte em todos os casos, exceto em tempo de guerra, que foi ratificado por todos os Estados-membros.

Em Portugal, a abolição da pena de morte decorre da apresentação de uma proposta de lei sobre a reforma penal das prisões por Barjona de Freitas, Ministro dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, a 27 de fevereiro de 1867. A carta de lei de 1 de julho de 1867, abolindo a pena de morte para crimes civis (pena que não se aplicava de facto desde 1846) seria então aprovada pela maioria na Câmara dos Deputados após os debates que decorreram a 18 e 21 de junho de 1867. A pena de morte viria posteriormente a ser abolida do Código de Justiça militar em Portugal em 1976.