20 anos do Julgado de Paz de Terras de Bouro
A DGPJ associou-se às celebrações do 20.º aniversário do Julgado de Paz de Terras de Bouro, assinalado no passado dia 27 de maio.
Diretora-Geral da DGPJ e Secretária de Estado da Justiça na cerimónia dos 20 anos do Julgado de Paz
A convite do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo e da Juíza de Paz Coordenadora do Julgado de Paz, Liliana Teixeira, o Ministério da Justiça, parceiro do município na criação e funcionamento do Julgado de Paz, associou-se às comemorações.
Assim, participaram no evento a Secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros, a Diretora-Geral da Política de Justiça, Lídia Jacob e a Coordenadora para a Resolução Alternativa de Litígios, Marta San-Bento.
Asseguraram também participação no evento, o Presidente do Conselho dos Julgados de Paz, Vitor Gomes, bem como representantes das classes profissionais que exercem atividade nos julgados de paz, designadamente dos advogados, bem como dos mediadores de conflitos, tendo intervindo neste contexto Alcino Moreira, mediador pioneiro no exercício de funções no serviço de mediação deste julgado de paz.
O evento serviu de mote ao reforço da parceria entre o Ministério da Justiça e o Município de Terras de Bouro no que ao funcionamento dos meios de resolução alternativa de litígios respeita, mediante a celebração de protocolo de cooperação entre a Direção-Geral da Política de Justiça e a Câmara Municipal de Terras de Bouro, tendo em vista a promoção da implementação dos sistemas públicos de Mediação Familiar e de Mediação Laboral, nos concelhos de Terras de Bouro, Amares, Vila Verde, Vieira do Minho, Braga e Póvoa de Lanhoso.