Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

Utilizadores satisfeitos com resolução alternativa de litígios

A edição de 2023 do Relatório de Acompanhamento dos Meios de Resolução Alternativa de Litígios revela bons níveis de satisfação na utilização dos serviços.
21 out 2024, 11:48
Apresentação de relatório
Apresentação de relatório

A DGPJ disponibiliza a edição de 2023 do Relatório de Acompanhamento dos Meios de Resolução Alternativa de Litígios, referente à satisfação dos utentes com o funcionamento dos julgados de paz, dos centros de arbitragem e dos sistemas públicos de mediação geridos pelo Ministério da Justiça.

Os estudos subjacentes a este relatório envolveram a aplicação de três inquéritos denominados: Barómetro da Qualidade dos Julgados de Paz, Barómetro da Qualidade dos Centros de Arbitragem e Barómetro da Qualidade da Mediação.

No exercício de 2023, os centros de arbitragem, os julgados de paz e o sistema público de mediação apresentaram, em todos os indicadores, um valor médio superior a 7 pontos em 10 possíveis, valor que corresponde aos níveis de “satisfação” ou de “muita satisfação”.

Globalmente, considerando os meios de resolução alternativa de litígios como um todo, 19 dos 24 indicadores apresentam valor médio entre 8 e 9 pontos, correspondendo ao nível de “muita satisfação”. Os restantes 5 indicadores apresentaram valor médio entre 7 e 8 pontos, correspondendo a um nível extremo de “satisfação”.

Consulte o relatório referente aos resultados obtidos em 2023.