UE lança estratégia para impulsionar adoção da IA na Europa
A Comissão Europeia lançou a estratégia "Aplicar a IA", um plano que visa acelerar a adoção da inteligência artificial (IA) em toda a União Europeia, reforçando a competitividade dos setores e a soberania tecnológica europeia.
Imagem de mão robótica e mão humana.
A estratégia propõe a integração da IA como prioridade em decisões políticas e empresariais, promovendo o uso de soluções europeias – especialmente de código aberto – com foco em pequenas e médias empresas e no setor público.
Dividida em três eixos principais, a iniciativa inclui ações específicas para 10 setores industriais fundamentais, medidas para fortalecer infraestruturas de inovação (como polos digitais, fábricas de IA e ambientes de teste regulatório), além da criação de um novo sistema de governação através da Apply AI Alliance e do Observatório da IA.
A estratégia será complementada por iniciativas paralelas, como o projeto-piloto RAISE, voltado para a utilização da IA na ciência, e a Estratégia para a União dos Dados, prevista para outubro, que garantirá o acesso a dados de alta qualidade essenciais para o desenvolvimento da IA.
Com esta abordagem, a UE pretende tornar-se líder global em inteligência artificial, promovendo uma transição digital segura, ética e inovadora.
Saiba mais sobre esta Estratégia, na página da Comissão Europeia.