Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

Estatísticas sobre pessoas condenadas por homicídio conjugal

A DGPJ assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com a divulgação de um destaque estatístico sobre pessoas condenadas por homicídio conjugal.
25 nov 2025, 11:04
Imagem de mão sobre uma mesa
Imagem de mão sobre uma mesa

No âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, a DGPJ divulga um novo destaque estatístico sobre o número de pessoas condenadas por homicídio conjugal, entre os anos de 2007 e 2024.

Neste documento são apresentados os dados sobre o número de pessoas condenadas, nos anos de 2007 a 2024, em crimes de homicídio do cônjuge ou companheiro(a), bem como a percentagem que este representa no número total de pessoas condenadas pelo crime de homicídio. São ainda apresentados, para o ano de 2024, os dados sobre o número e a caracterização das pessoas vítimas desses crimes.

Adicionalmente, por ocasião desta data, este ano a DGPJ e o Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentam, numa divulgação conjunta, um conjunto de indicadores estatísticos oficiais que permitem caracterizar a realidade da violência contra as mulheres em Portugal.

A análise agora apresentada combina os resultados relativos ao Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado (ISEPP), realizado pelo INE em 2022, com as estatísticas de base administrativa sobre criminalidade registada pelas autoridades policiais e caracterização dos processos crime nos tribunais judiciais de 1.ª instância, sobre o número de pessoas condenadas por homicídio conjugal, da responsabilidade da DGPJ.