Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

Dia Internacional contra a corrupção

9 de dezembro foi o dia escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2003, para celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção.
07 dez 2023, 14:38
Imagem de uma mão a amachucar papel com a palavra corrupção
Imagem de uma mão a amachucar papel com a palavra corrupção

Este dia foi criado com o objetivo de sensibilizar países, instituições e cidadãos para a necessidade de enfrentar este flagelo e para assinalar o papel da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção enquanto instrumento multilateral de natureza global para a respetiva prevenção e combate.

A Convenção entrou em vigor a 14 de dezembro de 2005 e, passados dezoito anos, são hoje Partes da mesma 190 Estados, sendo este o mais completo e abrangente instrumento juridicamente vinculativo em matéria de prevenção e combate à corrupção.

Como afirma a OCDE, a “corrupção aumenta o custo das empresas, mina a confiança do público e dificulta o crescimento. O combate à corrupção e a promoção da integridade requerem uma abordagem de toda a sociedade”.

Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024, entre outras traves mestras, faz uma aposta na educação para a cidadania, sendo que a DGPJ assinala este dia marcando presença em evento destinado à população estudantil, organizado pela Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. Este evento tem como objetivo a promoção da transparência e da integridade enquanto valores comuns e integrantes de uma cultura partilhada entre todos os cidadãos, encontrando-se também em linha com mensagens como as do GRECO no sentido de que os Estados proporcionem atuações neste sentido destinadas a crianças e jovens, desde logo porque “mentalidades formadas cedo perduram”.