Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

Dia Europeu da Vítima de Crime

Assinala-se, hoje, o Dia Europeu da Vítima de Crime, criado em Estocolmo, em 1990, pela Victim Support Europe, que agrega os serviços de apoio às vítimas de vários países europeus.
22 fev 2022, 14:44
Imagem de pessoa com as mãos na cara simbolizando o sofrimento de uma vítima de crime
Imagem de pessoa com as mãos na cara simbolizando o sofrimento de uma vítima de crime

Destacando a importância deste dia, Didier Reynders, Comissário Europeu da Justiça, e Éric Dupond-Moretti, Ministro da Justiça de França, que exerce presentemente a Presidência do Conselho da União Europeia, emitiram um comunicado (disponível em inglês e francês) que apela aos Estados-membros a implementarem e promoverem o número 116 006 para apoio às vítimas de crime.

Além do apelo à sua implementação é, ainda, referido o sucesso deste sistema, o qual proporciona, graças a profissionais capacitados, informação inicial e atendimento a todas as vítimas, em questões sociais, jurídicas e psicológicas.

Através deste número é possível a todos os europeus que são vítimas de uma infração penal, independentemente do local onde esta ocorra, aceder facilmente a um serviço de apoio e à identificação de forma fácil e rápida da assistência a que podem recorrer.

Portugal é um dos 13 Estados-membros que já implementou este número europeu de atendimento e encaminhamento das vítimas.

De carácter gratuito, este número encontra-se disponível das 08h00 às 22h00.