DGPJ e OSAE promovem sessão sobre Meios RAL
A Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) e a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) realizaram, no dia 16 de setembro, na sede da OSAE em Lisboa, uma sessão de divulgação dedicada aos Meios RAL, com destaque para os Julgados de Paz e a Mediação Familiar.
Fotografia dos oradores na sessão de abertura
A iniciativa teve como principais objetivos aumentar o conhecimento sobre estas respostas públicas, evidenciar o seu valor na resolução rápida, económica e eficaz de litígios e incentivar os Solicitadores a recorrerem aos Meios RAL como primeira opção.
Na sessão de abertura intervieram Susana Antas Videira, Diretora-Geral da Política de Justiça, Vítor Gomes, Presidente do Conselho dos Julgados de Paz, e Anabela Veloso, Bastonária da OSAE.
Susana Antas Videira destacou que “os Meios RAL são soluções de justiça singulares e vantajosas, fundamentais para uma estratégia de promoção e divulgação que a DGPJ tem vindo a implementar”. Também Vítor Gomes sublinhou que os Julgados de Paz representam “uma justiça de proximidade, adequada aos conflitos da vida quotidiana”. Já Anabela Veloso reafirmou o compromisso da OSAE com “uma justiça inovadora, humana, acessível e centrada nas pessoas”.
Seguiram-se momentos de debate e partilha de experiências, com a participação de profissionais e utilizadores, em torno da Mediação Familiar e dos Julgados de Paz.
A sessão terminou com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a DGPJ e a OSAE. O acordo prevê a cedência de espaços para sessões de mediação familiar e o desenvolvimento conjunto de iniciativas que reforcem a divulgação e utilização dos Meios RAL.