Concluída formação prisional em São Tomé e Príncipe
No âmbito da cooperação portuguesa na área da Justiça com a República Democrática de São Tomé e Príncipe, concluiu-se, no dia 13 de fevereiro, uma ação de formação dirigida a agentes do Estabelecimento Prisional de São Tomé e Príncipe.
Fotografias de grupo dos participantes e das entidades na cerimónia de encerramento
Dedicada aos sistemas de videovigilância, alarmes, segurança prisional e gestão de crises, a ação foi ministrada por dois formadores portugueses da área prisional e teve a duração de três semanas.
Esta ação de formação foi coordenada pela Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), em parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), com financiamento do Camões, I.P., e apoio da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.
Assinalando o reforço da cooperação institucional entre os dois países no setor da justiça, a cerimónia de encerramento foi presidida pela Ministra da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos da Mulher, Vera Maria Cravid, e contou com a presença do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Leandro da Silva.
A ação incluiu, ainda, o reforço dos meios técnicos do estabelecimento, contribuindo diretamente para melhorar a capacidade de controlo, monitorização e prevenção de incidentes. A iniciativa, agora concluída, traduz uma abordagem integrada e contínua da cooperação portuguesa, que se pretende manter e reforçar nos próximos anos.