Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

Ciclo de Conferências virtuais “Conversas em Tempo de Pandemia”

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, intervirá como oradora convidada no dia 15 de setembro.
10 set 2020, 16:40
Imagem do logotipo da Comissão nacional para os Direitos Humanos
Imagem do logotipo da Comissão nacional para os Direitos Humanos

A Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) organiza um ciclo de conferências virtuais intitulado “Conversas em Tempo de Pandemia”, dedicado ao tema “Os Direitos Humanos e a COVID-19”, com o objetivo de dinamizar e aprofundar o diálogo entre as instituições públicas, a academia e a sociedade civil, promovendo uma reflexão sobre a proteção dos Direitos Humanos no período excecional que estamos a viver.

As "Conversas em Tempo de Pandemia" integram cinco sessões: “Liberdade e Confinamento” (julho 2020); “O direito à privacidade na era digital e a desinformação em tempo de pandemia” (setembro 2020); “A Importância da Saúde Mental” (outubro 2020); “Os Direitos da Criança” (novembro 2020) e “A Salvaguarda dos Direitos dos Imigrantes e Refugiados” (dezembro 2020).

A segunda sessão, subordinada ao tema “O direito à privacidade na era digital e a desinformação em tempo de pandemia”, será apresentada pela Presidente da CNDH, Dra. Teresa Ribeiro, igualmente Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, realizar-se-á no dia 15 de setembro, às 10h00.

A referida sessão conta com a participação da Ministra da Justiça, Francisca van Dunem, que intervirá como oradora convidada, juntamente com o Professor Gustavo Cardoso (catedrático no ISCTE-IUL) e o advogado João Marecos (coautor da página digital "Os Truques da Imprensa Portuguesa"). O webinar será moderado pelo jornalista Paulo Pena, do consórcio europeu Investigate Europe.

Serão exibidos igualmente vídeos da Vice-Presidente da Comissão Europeia, Vera Jourová, e do Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da OCDE, Andrew W. Wyckoff. Este último incluirá a apresentação de recentes trabalhos neste domínio.

 A sessão é aberta a todos os interessados (via Microsoft Teams) e as inscrições devem ser feitas para o endereço de correio eletrónico cndh.formacao@mne.pt.