Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

Dia Mundial da Estatística 2025

Celebra-se, a 20 de outubro de 2025, o Dia Mundial da Estatística sob o lema “A impulsionar a mudança com estatísticas e dados de qualidade para todos”.
20 out 2025, 08:57
Logotipo oficial do Dia Mundial da Estatístiica
Logotipo oficial do Dia Mundial da Estatístiica

Esta data, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2010, destaca a importância das estatísticas oficiais fiáveis, rigorosas e atempadas, como base para políticas públicas sustentadas e para o acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em Portugal, as estatísticas da Justiça integram o Sistema Estatístico Nacional (SEN) e são produzidas pela Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), ao abrigo de competências delegadas pelo Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE).

Estas competências são exercidas sob a orientação técnica exclusiva do INE, garantindo o cumprimento da legislação nacional e europeia em matéria de estatísticas oficiais, do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias e das políticas de segredo estatístico, difusão e revisões do INE.

As estatísticas da Justiça abrangem quatro áreas temáticas: tribunais, registos e notariado, polícias e organismos de apoio à investigação, e outras estatísticas, reunindo dados provenientes, maioritariamente, dos serviços do Ministério da Justiça.
Através do Sistema de Informação das Estatísticas da Justiça (SIEJ), a DGPJ tem vindo a modernizar os processos de recolha, tratamento e divulgação de informação, promovendo uma cultura de transparência, eficiência e qualidade.

No âmbito do PRR está em curso um projeto estruturante – Data Lake - que consolidará o papel de hub de conhecimento e assegurará a qualificação da produção estatística oficial.

Neste Dia Mundial da Estatística, a DGPJ reafirma o seu compromisso em continuar a melhorar continuamente os processos estatísticos e a tornar os dados da Justiça cada vez mais acessíveis, rigorosos e relevantes, contribuindo para uma Justiça mais informada, moderna e eficaz.