Dia Internacional de Prevenção do Extremismo Violento
A 12 de fevereiro assinala-se o Dia Internacional para a Prevenção do Extremismo Violento Conducente ao Terrorismo, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2022.
Imagem do programa da Organização das Nações Unidas
Criada para aumentar a consciência sobre ameaças ligadas ao extremismo violento e reforçar a cooperação internacional nesta matéria, pretende, também, chamar a atenção para a necessidade de prevenir a radicalização através do fortalecimento do Estado de direito, da educação, do diálogo intercultural e da promoção do pensamento crítico.
O conceito de “extremismo violento conducente ao terrorismo” refere-se a ideologias e comportamentos que rejeitam valores democráticos e promovem o ódio, a exclusão ou a violência, podendo evoluir para atos terroristas. Segundo as Nações Unidas, o extremismo violento não tem uma causa única, estando associado a um conjunto de fatores sociais, políticos, económicos e ideológicos.
Este ano, o tema centra-se na «Prevenção do extremismo violento na era das novas tecnologias emergentes». A aceleração da transformação digital - que abrange a inteligência artificial, os sistemas algorítmicos, a evolução dos ecossistemas das redes sociais e os novos espaços em linha - está a redefinir a forma como as pessoas e as comunidades comunicam, constroem identidades e se relacionam com o mundo.