Dia Europeu da Vítima de Crime
Assinala-se dia 22 de fevereiro o Dia Europeu da Vítima de Crime, criado em 1990 pela Victim Support Europe, que agrega serviços de apoio às vítimas de vários países europeus.
Imagem promocional Dia Europeu da Vítima de Crime. Fonte: APAV
O objetivo deste dia é o de, por um lado, sensibilizar para a proteção e salvaguarda dos direitos das vítimas de crime. Por outro lado, pretende-se dar a conhecer os mecanismos a que as pessoas podem recorrer, caso sejam elas vítimas de crime ou o tenham presenciado, independentemente da sua natureza.
O propósito do número 116 006 é precisamente esse, prestar apoio às vítimas de crime. Nesta linha, profissionais capacitados, prestam informação inicial e atendimento a todas as vítimas, em questões sociais, jurídicas e psicológicas. Através deste número é possível a todos os europeus que são vítimas de uma infração penal, independentemente do local onde esta ocorra, aceder facilmente a um serviço de apoio e à identificação de forma fácil e rápida da assistência a que podem recorrer. Portugal é um dos Estados-membros que já implementou este número europeu gratuito de atendimento e encaminhamento das vítimas de crime.
Realçamos que assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima vai este ano apresentar uma nova campanha de sensibilização, com foco na temática do cibercrime.
A Victim Support Europe promove hoje um evento presencial com o tema “Justiça Segura para Vítimas de Crime”, cujo objetivo é chamar a atenção para a importância de prestar assistência e apoio às vítimas de crime e promover políticas que possam melhorar a sua proteção e assistência. O evento decorre pelas 14h (CET) e irá dar às vítimas uma oportunidade de partilhar as suas histórias pessoais e experiências de sistemas de justiça. O evento terá transmissão online.