Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

Dia Europeu da Vítima de Crime

Assinala-se dia 22 de fevereiro o Dia Europeu da Vítima de Crime, criado em 1990 pela Victim Support Europe, que agrega serviços de apoio às vítimas de vários países europeus.
20 fev 2023, 10:25
Imagem promocional Dia Europeu da Vítima de Crime. Fonte: APAV
Imagem promocional Dia Europeu da Vítima de Crime. Fonte: APAV

O objetivo deste dia é o de, por um lado, sensibilizar para a proteção e salvaguarda dos direitos das vítimas de crime. Por outro lado, pretende-se dar a conhecer os mecanismos a que as pessoas podem recorrer, caso sejam elas vítimas de crime ou o tenham presenciado, independentemente da sua natureza.

O propósito do número 116 006 é precisamente esse, prestar apoio às vítimas de crime. Nesta linha, profissionais capacitados, prestam informação inicial e atendimento a todas as vítimas, em questões sociais, jurídicas e psicológicas. Através deste número é possível a todos os europeus que são vítimas de uma infração penal, independentemente do local onde esta ocorra, aceder facilmente a um serviço de apoio e à identificação de forma fácil e rápida da assistência a que podem recorrer. Portugal é um dos Estados-membros que já implementou este número europeu gratuito de atendimento e encaminhamento das vítimas de crime.

Realçamos que assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima vai este ano apresentar uma nova campanha de sensibilização, com foco na temática do cibercrime.

A Victim Support Europe promove hoje um evento presencial com o tema “Justiça Segura para Vítimas de Crime”, cujo objetivo é chamar a atenção para a importância de prestar assistência e apoio às vítimas de crime e promover políticas que possam melhorar a sua proteção e assistência. O evento decorre pelas 14h (CET) e irá dar às vítimas uma oportunidade de partilhar as suas histórias pessoais e experiências de sistemas de justiça. O evento terá transmissão online.