Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

DGPJ e INE divulgam dados sobre vítimas de crime

Por ocasião do Dia Europeu da Vítima de Crime, que se assinala a 22 de fevereiro, a Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgam um destaque estatístico conjunto com alguns indicadores oficiais sobre a criminalidade registada em Portugal.
20 fev 2026, 11:00
Pessoa de costas com carapuço na cabeça | fotografia ©INE
Pessoa de costas com carapuço na cabeça | fotografia ©INE

O Dia Europeu da Vítima de Crime foi criado, em 1990, pela Victim Support Europe, organização que agrega serviços de apoio às vítimas de vários países europeus. Esta data tem como objetivo sensibilizar para a proteção e salvaguarda dos direitos das vítimas de crime, bem como dar a conhecer os mecanismos disponíveis para apoio às pessoas que tenham sido vítimas de crime ou que o tenham presenciado, independentemente da sua natureza.

Portugal é um dos Estados-membros que implementou o número europeu harmonizado 116 006, destinado ao apoio às vítimas de crime, assegurando informação inicial e atendimento em matérias sociais, jurídicas e psicológicas.

Este destaque estatístico resulta de uma iniciativa conjunta da DGPJ e do INE, no quadro da produção e difusão das Estatísticas da Justiça, reforçando a importância da informação estatística oficial para a compreensão da evolução da criminalidade e para a promoção de políticas públicas orientadas para a proteção das vítimas.

Consulte o Sistema de informação das estatísticas da Justiça.