Ir para Conteúdo principal
Home

Noticias da DGPJ

Comissão Europeia revê regulamento do OLAF

Iniciativa está em consulta pública no portal “Have Your Say” até 21 de maio de 2026, visando reforçar o combate à fraude e a proteção dos interesses financeiros da UE.
28 abr 2026, 16:36
Imagem de computador com imagem da página Have Your Say da Comissão Europeia
Imagem de computador com imagem da página Have Your Say da Comissão Europeia

A Comissão Europeia anunciou o início do processo de revisão do regulamento relativo ao Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF), responsável por investigar fraudes, corrupção e outras infrações lesivas dos interesses financeiros da União Europeia. Esta iniciativa pretende assegurar uma resposta mais eficaz aos desafios emergentes no domínio da proteção financeira da União, nomeadamente face à crescente complexidade das fraudes que a evolução dos meios digitais potencia.

Com a presente revisão, pretende-se, assim, reforçar a capacidade do OLAF para conduzir investigações administrativas independentes, bem como melhorar a articulação com outras entidades europeias, em particular com a Procuradoria Europeia (EPPO) e as autoridades nacionais competentes. Procura-se ainda otimizar os mecanismos de cooperação e de troca de informação entre instituições, agências, organismos e Estados-Membros.

Neste caminho de revisão, a iniciativa encontra-se agora em consulta pública no portal “Have Your Say” da Comissão Europeia, podendo os cidadãos, as organizações da sociedade civil e as autoridades públicas apresentar os contributos que entendam relevantes sobre esta matéria até ao dia 21 de maio de 2026.