Ir para Conteúdo principal

Sobre a DGPJ

Direção e organização interna

Direção da DGPJ

A DGPJ é dirigida por:

Lídia Jacob - Diretora-geral 

Bruna Costa - Subdiretora-geral (despacho de delegação de competências)

 

Organização interna

A missão, atribuições e tipo de organização interna da DGPJ está definida no Decreto-Lei n.º 163/2012, de 31 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 38/2022, de 30 de maio.

A Portaria n.º 389/2012, de 29 de novembro, estrutura a DGPJ em quatro unidades orgânicas nucleares com as seguintes competências:

  • A Direção de Serviços de Estatísticas da Justiça e Informática (DSEJI), assegura o desenvolvimento das atribuições da DGPJ na área das estatísticas da justiça e da gestão da informação;
  • O Gabinete de Relações Internacionais (GRI), assegura o desenvolvimento das ações necessárias ao exercício das atribuições da DGPJ no domínio da atividade internacional do Ministério da Justiça, nomeadamente nas relações bilaterais e de cooperação;
  • O Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios (GRAL), assegura o desenvolvimento das atribuições da DGPJ na área da resolução alternativa de litígios;
  • A Direção de Serviços de Gestão de Recursos(DSGR), assegura o desenvolvimento das atribuições nas áreas da gestão de recursos humanos, patrimoniais e financeiros da DGPJ.

A mesma portaria fixa o número máximo de unidades orgânicas flexíveis da DGPJ em nove, cujas denominações e competências estão fixadas no Despacho n.º 6883/2020, publicado no DR de 3 de julho.

 

Organograma da DGPJ

A Direção de Serviços das Estatísticas da Justiça e Informática compreende a Divisão de Estatísticas da Justiça (DEJ).

O Gabinete de Relações Internacionais compreende a Unidade de Cooperação Internacional (UCI) e a Coordenação de Assuntos Europeus (CAE).

O Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios compreende a Divisão para a Resolução Alternativa de Litígios (DRAL).

A Direção de Serviços de Gestão de Recursos compreende a Divisão de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) e a Divisão de Gestão de Recursos Materiais e Financeiros (DGRMF).

Dentro das unidades orgânicas flexíveis da DGPJ conta-se ainda, na dependência direta do Diretor-Geral da DGPJ, com:

A Unidade de Avaliação, Projetos e Monitorização (UAPROM), que assegura o desenvolvimento das atribuições da DGPJ na área da avaliação de serviços, planeamento estratégico e desenvolvimento e monitorização de projetos.

A Unidade de Simplificação e Análise de Processos (USAP), que assegura o desenvolvimento das atribuições da DGPJ na área da análise e reengenharia de processos de trabalho e da simplificação administrativa e da comunicação com o público dos serviços da justiça.

O Centro de Informação e Comunicação (CIC), que assegura as competências na área da gestão da informação, documentação e da comunicação da DGPJ, encontra-se na dependência da Subdiretora-Geral.